domingo, 21 de fevereiro de 2010

Barcelona # Reunião de Esclarecimento com os Pais - 23/Fev 19H e 21H Auditório

Boa tarde,

Na próxima terça-feira, dia 23, organizaremos na Escola Artística Soares dos Reis (na Rua Major David Magno, Porto), uma reunião, destinada aos participantes e respectivos pais ou encarregados de educação, para esclarecimento de todas as dúvidas acerca da viagem de Páscoa a Barcelona, bem como para a transmissão de algumas informações relevantes. Trataremos também de explicar como se fará a distribuição dos participantes pelos autocarros e quartos, pelo que é importante a presença de todos.

Para que cada um possa escolher a hora que lhe for mais conveniente, a reunião terá duas sessões – às 19h e às 21h -, e acontecerá no Auditório da Escola.

Os participantes que não efectuaram o pagamento da 2.ª prestação na data devida deverão fazê-lo neste dia, em numerário ou cheque (à ordem da Solnorte – Agência de Viagens e Turismo).

Entretanto, estão ao dispor os nossos contactos habituais: info@alaviagens.com, 919605339.

Até terça,
Artur Veloso Vieira
alaviagens.jpg

Operated by 
Solnorte - Agência de Viagens e Turismo
Alvará n.º 224/65

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Teatro aMorteChama

 AMORTECHAMA
19 DE FEVEREIRO DE 2009
14h
AUDITÓRIO EASR



corAGEM-Grupo de Teatro do Centro Social de Soutelo, apresenta:

”A morte chama (esse tal alguém…)”com encenação e adaptação de Ana Roseira Rodrigues a partir de textos de Teresa Rita Lopese WoodyAllen. Com: Hugo Rocha, Daniel Resende, Daniel Sofia, João Resende.

Apoio: Câmara Municipal de Gondomar

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mostra-te # Exposição na Biblioteca

Deu início na biblioteca da EASR as novas jornadas de exposições onde todos os alunos podem exibir as suas obras. Fábio Ramunni, aluno de Produção Artística, abriu este projecto e dá a conhecer três dos seus quadros.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Festival Dogma 95 # Concurso de Curtas


O Dogma 95 é um movimento cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em 13 de março de 1995 em Copenhaga, na Dinamarca. Os autores foram os cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier. Segundo o relato de Vinterberg, os dois levaram apenas 45 minutos para formular as regras. Elas foram apresentadas uma semana depois no Odéon - Théatre de L’Europe, em Paris, em 20 de março de 1995, onde von Trier foi chamado para celebrar o centenário do nascimento do Cinema.O Manifesto Dogma 95 foi escrito para a criação de um cinema mais realista e menos comercial e apresenta uma série de restrições quanto às técnicas e conteúdos dos filmes e seus realizadores.

Divulga e participa!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Projecto Comenius 2008-2010 - “When a Stone Becomes a Jewell”

A Escola Artística de Soares dos Reis promove sob a Coordenação da docente Madalena Meneses a Exposição Itinerante de jóias, co-financiada pelo Projecto Comenius 2008-2010.

Esta mostra, inserida no projecto Comenius “When a Stone Becomes a Jewell” é um evento multicultural expositivo de jóias criadas e produzidas por alunos do nível secundário de 8 escolas europeias parceiras do PLE (“Parlement Lycéen Européen des Écoles de Bijouterie et metiers d’Art”). Este projecto desenvolve-se nas instituições parceiras, detentoras de formação escolar na área da Joalharia, com o objectivo comum de participação pedagógica num projecto multidisciplinar que pretende envolver o máximo de alunos europeus para trabalhar na exploração de materiais naturais (minerais ou outros). A Escola Artística de Soares dos Reis está representada pelos cursos de Design de Produto e de Produção Artística (12º Ano especialização Joalharia).

No próximo dia 12 de Fevereiro de 2010, Sexta-feira, pelas 18:30h, terá lugar no Palácio das Artes (Largo de São Domingos - Porto) a inauguração da Exposição Itinerante de Joalharia - Projecto Comenius 2008-2010.

Na expectativa de poder contar com a vossa presença,

A Coordenadora do Projecto Comenius na EASR

Madalena Meneses

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pensar além aulas # Artigo para o Caniço


Coloco algumas questões a mim próprio e procuro as respostas em conjunto. Pergunto a amigos, membros da Associação, questiono o meu próprio percurso para entender o dos outros. Será que a escola fornece o que o aluno precisa para o seu desenvolvimento pessoal?
É verdade, a escola está ainda numa fase de adaptação ao novo espaço que ocupa, ao aumento do número de alunos e, consequentemente dos professores, da conjuntura nacional, dos pesados horários e de tudo o que isso arrasta consigo. Mas será que não oferece o que realmente interessa? Não oferece ambiente para troca de ideias? Se o gosto pelas artes e pelas filosofias, pressuposto nos alunos do ensino artístico, não está na realidade implementado nos seus espíritos, estará a escola a combater contra isso proporcionando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dessas paixões?
Eu acho que oferece, e acho que não há desculpas para os alunos não procurarem "saber além aulas".
É na procura da resposta ao ''Saber Além Aulas'' que aparece a razão deste contributo no jornal.
Falta querer saber mais, querer conhecer mais. Não nos podemos deixar vencer pelo comodismo das notas que alcançamos nas disciplinas. São apenas a base para nos projectarmos num futuro que nós próprios temos o dever de construir. E essa forma de o construir joga-se agora. Nós, alunos da Soares dos Reis temos de querer mais por natureza. Até porque sem isso não estaremos aptos a, no futuro, criar algo inovador. Pensar que é possível trabalhar no mundo das artes sem o gosto pela procura do conhecimento é pensar erradamente. E se não somos capazes de pensar além aulas nunca vamos ser capazes de ter uma atitude crítica em relação a tudo o que nos rodeia, começando pela arte. Somos privilegiados, ocupamos o lugar de outros tantos que não conseguiram entrar na Soares. E é assim que provamos que merecemos esse lugar de excelência?
Nunca vamos ser criadores com a prática das oficinas nem tão pouco com um conhecimento histórico da arte.
Se é o homem quem faz a sua propria historia, e o artista quem conduz a sociedade, então nós, alunos das artes, temos pela frente um desafio social de grande dimensao.