domingo, 24 de maio de 2009

Abaixo Assinado - Menu Vegetariano na Cantina




A associação de estudantes da Escola Artística Soares dos Reis propõe, a toda a comunidade escolar, a assinatura deste abaixo-assinado, com o objectivo de incluir na ementa da cantina uma opção vegetariana (ovolactovegatiana*).
Esta proposta surge por vários motivos. Como sabemos, esta escola é frequentada por pessoas que escolhem o vegetarianismo como alimentação, e por outras que não o fazem porque a escola não contribui para essa opção, dado que limita a opção e liberdade de escolha. Tal não respeita a liberdade individual e impede o contacto dos jovens com uma nova e respeitável alimentação, violando razões de ordem ética, de saúde, ecológicas, económicas ou mesmo religiosas.
Num mundo em que os alimentos são, cada vez mais, um produto de fábricas; em que a má alimentação se mostra tão prejudicial para a saúde, e se reflecte nas novas doenças da sociedade, o vegetarianismo tem sido uma defesa e prevenção importante. Por isso, escolas em todo o mundo, inclusive em Portugal, perceberam a importância da implementação de um menu vegetariano nas cantinas. Esta inclusão, pela sua importância, é lei em vários países – o estado Britânico, por exemplo, foi obrigado a criar uma lei para que cada escola tenha, pelo menos, um menu vegetariano.
Estima-se que o número de vegetarianos continue a crescer, cada vez mais rápido, e as escolas devem ser as primeiras instituições a adaptarem-se a isso, e a promoverem essa liberdade.

*ovolactovegetarianismo: dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne.

2 comentários:

  1. Concordo perfeitamente com tudo o que foi dito, embora não seja vegetariana,só lamento que os alunos do ensino nocturno, não tenham direito as mesmas escolhas que os alunos de dia, há noite só existe sandes com fiambre, mistas ou panados, a sopa já nem falo uma vez que a qualidade deixa muito a desejar e eu já desisti de a comer, uma vez que comecei a sentir-me mal do estômago, e alguns alunos tambem fizeram o mesmo, podiam substituir as sandes por saladas era muito mais saudavel e satisfatorio, porque sandes todos os dias tambem cansa.

    ResponderEliminar
  2. É pena que o ensino recorrente seja tão maltratado tanto a nível de alimentação, como referiu a Paula e muito bem, mas também em todos os outros aspectos...
    Raramente são expostos os trabalhos...
    Não têm direito a baile de finalistas nem outro qualquer evento...
    Os eventos realizados coincidem com as aulas...
    Como é que a escola pensa ter ensino nocturno (EFAS já que o recorrente acaba no próximo ano)se existe um tão mau estar há noite...
    Talvez os alunos de audiovisual fizessem um bom trabalho com o ar fantasmagórico dos alunos e da escola no ensino nocturno...

    ResponderEliminar