domingo, 1 de novembro de 2009

Reunião do Conselho Pedagógico

No dia vinte e oito de Outubro de dois mil e nove o Conselho Pedagógico reuniu-se, seguem-se os temas apresentados e discutidos:


- Esclarecimento sobre a Avaliação Externa. Apresentação dos paineis relativos à mesma.

- Equivalência de ex-aluna à disciplina de desenho

- Apresentação do representante dos alunos no conselho pedagógico

- Violência entre alunos, a propósito dos episódios recentes à entrada da escola. Discussão sobre a mudança de comportamento dos alunos da Soares dos Reis e medidas a tomar.

- Falta de cidadania doa alunos na Rua Major David Magno, e consequente (e progressivo) ódio e falta de cidadania por parte dos vizinhos da escola.

- Mestrado da Universidade de Aveiro e da FBAUP na Soares dos Reis, e problemas de receptividade por parte dos professores de desenho relativamente aos estagiários das Universidades referidas.

- Abertura de candidaturas para a organização do Plano Anual de Actividades.

- Proposta de um estudo contínuo (palestras e diálogos com fio condutor) sobre um assunto de importância para os alunos da Soares dos Reis – Estética será uma hipótese -, com o objectivo de priviligiar o saber e fazer frente a um progressivo desinteresse por assuntos que entendemos serem da maior importância.

- Apresentação de evento com base na figura e obra de José Afonso, no âmbito do 25 de Abril.

- Projecto para uma exposição de Fotografia, acompanhado de palestras.

- Lançamento da ideia das sessões de cinema - que a AE já propôs e tenciona promover e ajudar.

- Discussão sobre o futuro do “Caniço da Soares”.


Foi uma reunião extensa onde foram tratados assuntos de grande importância neste momento que a escola atravessa. Houve muita troca de ideias e de propostas, com o objectivo de melhorar e solucionar problemas actuais da vida escolar.

Da minha parte, alerto os alunos para o perigo que o comportamento de alguns pode trazer para o ambiente de uma escola com uma tradição antiga de bem-estar. Acredito ainda que a melhoria desse ambiente não se alcança apenas por regras, obrigações ou proibições, mas sobretudo por uma viragem nos interesses, uma viragem que implica um crescente interesse pelo conhecimento. E que melhor lugar que a Soares dos Reis se dar essa viragem?


Fábio Ramunni

1 comentário:

  1. Boas,
    Saudo desde já a associação de estudantes da EASR pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano lectivo.
    Como alguns sabem, haviam muitos receios quanto à solidez deste orgão durante todo o processo da sua reativação. Ou por desorganização, ou por falta de apoios dos orgãos considerados superiores. O medo do fracasso era grande. A possivel sensação de tempo perdido assustava.
    Contudo, passados alguns meses vemos uma associação de estudantes forte e dinâmica que zela pelos interesses, não só, dos alunos mas também de toda a comunidade escolar. A consciência de que todos trabalham para um bem comum é visivel e valorizante.
    Por isto, dou-vos os meus parabéns!
    ---------
    Soube que infelizmente têm ocorrido uns episódios bastante lamentáveis na escola. Haverá justificação?
    Pois bem, estamos numa escola artística e se por ventura houver alguma necessidade particular de encontrar protagonismo ou a busca de auto-valorização penso que estamos no espaço ideal para o conseguir. Não falo de momentos espalhafatosos à entrada muito menos da rebeldia barata e ridicula, mas sim de atitudes possiveis e conscientes fazendo aquilo que gostamos e para o que nos proposemos, porque caso contrário não haveria justificação para escolhermos esta escola como destino.

    Mais uma vez parabéns e continuação de um bom trabalho.
    Fábio Moutinho

    ResponderEliminar