quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Greve Geral não é um Direito, São muitos!

 GREVE GERAL 24 DE NOVEMBRO

 As constantes ofensivas dirigidas à escola pública e também aos estudantes do ensino secundário com os autoritários estatutos do aluno, impraticáveis regimes de faltas, com o novo modelo de gestão escolar, com os desinvestimentos nos serviços de acção social e, ultimamente, com os Planos de Estabilidade e Crescimento, privatizando os serviços públicos escolares, obrigam-nos a reflectir sobre a própria ideia de escola pública.

A austeridade afecta toda a comunidade escolar. E nós, estudantes inconformados juntamo-nos à revolta generalizada que se faz sentir na sociedade portuguesa e apelamos à participação de todas e todos na Greve Geral do dia 24 de Novembro.

Contra a ideia de inevitabilidade deste orçamento e deste modelo de escola pública a ele adjacente propomos, entre outras coisas: melhoria das condições humanas e materiais; reforço no investimento e na acção social escolar; gratuitidade dos manuais escolares. Pela justiça e pela democracia na educação - razões que nos movem - a resposta só pode ser conjunta. Pela mudança de paradigma os estudantes juntam-se a professores, funcionários e ao resto da sociedade civil no dia 24 de Novembro por um novo projecto de escola pública, mais justa e democrática. 

A Greve Geral não é um direito. São muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário