Nos próximos dias 9 e 10 de Julho, a nossa escola abre as portas ao público em geral para vir conhecer o que de melhor se fez na Soares ao nível do Cinema. São dois dias, com duas sessões cada um - 15 H e 21 H - de curtas metragens dos mais variados temas, produzidos pelos alunos dos três anos. Aparece, a entrada é livre!
"falta de experiencia.. quem é que fez este cartaz?? quem é este rabeta? se é que lhe se lhe pode chamar ser humano??!... enfim... crescer?? nao. Estamos na soares ng deve descriminar ng.. ok tudo bem. Mas por amor de deus, eu n sou racista nem xenófobo"
ResponderEliminarChamas rabeta, talvez nem ser humano, sem seres racista nem xenófobo. Se calhar tens que rever aquilo em q acreditas, porque se fores coerente ninguém te pode apontar nada. Mas desta forma não convences ninguem de nada. Se calhar é por andares na soares dos reis q achas q n podes ser racista e xenófobo (ou antes homofóbico), ou o que sentes, mas podes. a soares dos reis é só uma escola, uma boa escola, e a liberdade que lá vez da te direito às tuas opiniões, até às contraditórias, mas não te esqueças de uma coisa: é SÓ uma escola. E uma escola é um local onde se aprende, e quem chega ao 12º aprendeu algumas coisas, mas também te digo, muitos deixam muito a desejar. Quem fez este cartaz eu conheço, é uma pessoa - ser humano - e a orientação sexual de alguém porque te preocupa tanto? Bem, não foi só ele a fazer o cartaz, penso que boa parte foi feito por uma professora - que talvez deva também ser insultada, sei lá...
Bem, estamos numa escola, cheia de trabalhos que são uma borrada, sabes porque? Porque é uma escola. Fico contente que exijas tanto para representar a escola, também preferia ver sempre melhor. Só não acho que a tua reacção seja muito, sei lá, saudável. E olha, alguém do 12º com experiência e credibilidade? Com mais horizontes percebemos que um 12º é só um 12º, não é nada de tão fantástico. Há-de ter bons alunos e pessimos alunos. E este aluno, do 10º ano, independentemente do gosto de cada um, é um bom aluno que trabalha bem. E é também uma pessoa. E estamos só e ainda na escola, local onde se aprende. E este cartaz teve mão de uma professora.
Vamos com calma...
Fábio Ramunni
Sinceramente, entristece-me vêr que ao fim de um ano de actividades lectivas algumas pessoas ainda não aprenderam o que é estar na Soares...
ResponderEliminarÉ sim, só uma escola, mas é uma escola que, supostamente, sempre habituou os alunos ao respeito, tolerância, fraternidade...
E esse sentimento não foi incutido (perdoem-me se escrevi mal) pelos professores ou pais. Foi incutido pelos próprios alunos.
Posso estar a ser romântico demais mas era assim que funcionava a escola quando eu entrei e agora que saio fico chateado por vêr destes comentários tristes (que têm todo o direito a ser proferidos já que somos livres de fazer quaisquer actos mas temos que os assumir).
Sinceramente, eu gosto do cartaz. E acabei o curso de Design de Comunicação com boas notas, tive 17 na Prova de Aptidão Artística e sinceramente, não percebo nada de Design.
Meu rapaz, 12º ano não equivale a sabedoria, mas sim a mais algumas coisas que aprendeste.
Preocupa-te em aprender o mais que possas e em vez de criticar destrutivamente, aprende algo com as outras pessoas.
Essa pessoa a quem chamas rabeta é igual a ti e tão rabeta quanto tu és. Ou achas-te mais que ele?
Aqui, na Soares, ninguém é mais do que ninguém.
NINGUÉM.
Fábio Ferreira
Chico, esperava mais de ti...
ResponderEliminarTalvez devesses saber do que falavas antes de publicar este post. Porquê?
ResponderEliminarPorque alguma coisa falhou numa escola de artes e em tua casa, para te referires a um colega como “rabeta” ou para perguntares como se lhe pode chamar humano. Tu que nem és racista, nem xenófobo, nem nada e te limitas-te a achar, do cimo da tua masculinidade idiota, que alguém que pose vestido à sevilhana é “rabeta” e pelo tom que usas, a pensar que ser “rabeta” é mau.
Porque desconheces que o design gráfico do cartaz e flyer são da autoria da Prof. Marta e a fotografia da Prof. Salomé. O aluno cuja pose tanto te incomoda, foi apenas fotografado. Ou seja, a merda de que falas, a inexperiência, a credibilidade a que te referes devias agora discuti-las com os verdadeiros autores se de facto o que te move é a qualidade do trabalho gráfico. Insultar putos do 10º ano é fácil.
Acresce que o aluno cujo design criticas é o mesmo que desenhou o cartaz do concerto Yaiks, a tua banda, sem ter merecido na ocasião, os insultos racistas de que agora foi alvo. Só por isso, talvez devesses além de ter vergonha, retratar-te da tua opinião e pedir desculpa ao colega que atacas.
Porque este blog começa com um apelo à participação na marcha LBGT e prossegue com insultos de sinal contrário como o do teu post. Porque o facto de não frequentares o Conservatório mas a Soares dos Reis não te impede de fazer música. Porque há muito tempo não via utilizar a opção sexual de alguém como critério de aferição do seu trabalho e se não mudas de ideias rapidamente vais ter muitas surpresas na vida. Porque é do mais bronco preconceito atribuir esta ou aquela tendência a alguém por essa pessoa aparecer vestida de uma forma que, pelos vistos, te choca. Porque provavelmente o aluno de que falas é hetero mas não homofóbico e não tem problemas de ser fotografado assim. Porque talvez devesses ter participado mais das aulas de estética para compreenderes quanta ignorância contém em si a expressão “mau gosto” excepto se aplicada ao que escreves. Porque nem sequer o teu cartaz conseguiste convencer um desses alunos mais experientes a fazer.
Terás de concordar que é muita incoerência junta. E se agora alguém, sem saber nada de ti, e olhando apenas ao que aqui escreves te confundisse com um burguês homofóbico e fascista que a tua linguagem parece indiciar? Corre e inscreve-te nos skinheads. Há lá vagas pra gente como tu.
Quem é o senhor Francisco Teles e o senhor José ?
ResponderEliminarQuero acreditar que não foi esta a educação que os vossos pais vos deram ! Espero que tenham aprendido sózinhos a serem pessoas mal educadas,sem respeito pelo proximo e egocênticas .
Sou mãe de uma a aluna da Soares e tenho muito orgulho disso porque sei que vocês são uma minoria ! Ainda bem que já sairam da escola ou brevemente sairão .....para que seja possivel a minha filha e todos os outros alunos possam respirar um ar puro !
Vai ser muito interesante (lamento não ter hipóteses de ver ) ver a vossa postura no possivel emprego para onde irão !
E para terminar subscrevo o que o vosso colega " queria " disse !
Graça Teixeira