terça-feira, 30 de junho de 2009

9 e 10 Julho # Mostra de Cinema


Nos próximos dias 9 e 10 de Julho, a nossa escola abre as portas ao público em geral para vir conhecer o que de melhor se fez na Soares ao nível do Cinema. São dois dias, com duas sessões cada um - 15 H e 21 H - de curtas metragens dos mais variados temas, produzidos pelos alunos dos três anos. Aparece, a entrada é livre!

5 comentários:

  1. "falta de experiencia.. quem é que fez este cartaz?? quem é este rabeta? se é que lhe se lhe pode chamar ser humano??!... enfim... crescer?? nao. Estamos na soares ng deve descriminar ng.. ok tudo bem. Mas por amor de deus, eu n sou racista nem xenófobo"
    Chamas rabeta, talvez nem ser humano, sem seres racista nem xenófobo. Se calhar tens que rever aquilo em q acreditas, porque se fores coerente ninguém te pode apontar nada. Mas desta forma não convences ninguem de nada. Se calhar é por andares na soares dos reis q achas q n podes ser racista e xenófobo (ou antes homofóbico), ou o que sentes, mas podes. a soares dos reis é só uma escola, uma boa escola, e a liberdade que lá vez da te direito às tuas opiniões, até às contraditórias, mas não te esqueças de uma coisa: é SÓ uma escola. E uma escola é um local onde se aprende, e quem chega ao 12º aprendeu algumas coisas, mas também te digo, muitos deixam muito a desejar. Quem fez este cartaz eu conheço, é uma pessoa - ser humano - e a orientação sexual de alguém porque te preocupa tanto? Bem, não foi só ele a fazer o cartaz, penso que boa parte foi feito por uma professora - que talvez deva também ser insultada, sei lá...

    Bem, estamos numa escola, cheia de trabalhos que são uma borrada, sabes porque? Porque é uma escola. Fico contente que exijas tanto para representar a escola, também preferia ver sempre melhor. Só não acho que a tua reacção seja muito, sei lá, saudável. E olha, alguém do 12º com experiência e credibilidade? Com mais horizontes percebemos que um 12º é só um 12º, não é nada de tão fantástico. Há-de ter bons alunos e pessimos alunos. E este aluno, do 10º ano, independentemente do gosto de cada um, é um bom aluno que trabalha bem. E é também uma pessoa. E estamos só e ainda na escola, local onde se aprende. E este cartaz teve mão de uma professora.

    Vamos com calma...

    Fábio Ramunni

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, entristece-me vêr que ao fim de um ano de actividades lectivas algumas pessoas ainda não aprenderam o que é estar na Soares...
    É sim, só uma escola, mas é uma escola que, supostamente, sempre habituou os alunos ao respeito, tolerância, fraternidade...
    E esse sentimento não foi incutido (perdoem-me se escrevi mal) pelos professores ou pais. Foi incutido pelos próprios alunos.
    Posso estar a ser romântico demais mas era assim que funcionava a escola quando eu entrei e agora que saio fico chateado por vêr destes comentários tristes (que têm todo o direito a ser proferidos já que somos livres de fazer quaisquer actos mas temos que os assumir).
    Sinceramente, eu gosto do cartaz. E acabei o curso de Design de Comunicação com boas notas, tive 17 na Prova de Aptidão Artística e sinceramente, não percebo nada de Design.
    Meu rapaz, 12º ano não equivale a sabedoria, mas sim a mais algumas coisas que aprendeste.
    Preocupa-te em aprender o mais que possas e em vez de criticar destrutivamente, aprende algo com as outras pessoas.
    Essa pessoa a quem chamas rabeta é igual a ti e tão rabeta quanto tu és. Ou achas-te mais que ele?
    Aqui, na Soares, ninguém é mais do que ninguém.
    NINGUÉM.

    Fábio Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Talvez devesses saber do que falavas antes de publicar este post. Porquê?

    Porque alguma coisa falhou numa escola de artes e em tua casa, para te referires a um colega como “rabeta” ou para perguntares como se lhe pode chamar humano. Tu que nem és racista, nem xenófobo, nem nada e te limitas-te a achar, do cimo da tua masculinidade idiota, que alguém que pose vestido à sevilhana é “rabeta” e pelo tom que usas, a pensar que ser “rabeta” é mau.

    Porque desconheces que o design gráfico do cartaz e flyer são da autoria da Prof. Marta e a fotografia da Prof. Salomé. O aluno cuja pose tanto te incomoda, foi apenas fotografado. Ou seja, a merda de que falas, a inexperiência, a credibilidade a que te referes devias agora discuti-las com os verdadeiros autores se de facto o que te move é a qualidade do trabalho gráfico. Insultar putos do 10º ano é fácil.

    Acresce que o aluno cujo design criticas é o mesmo que desenhou o cartaz do concerto Yaiks, a tua banda, sem ter merecido na ocasião, os insultos racistas de que agora foi alvo. Só por isso, talvez devesses além de ter vergonha, retratar-te da tua opinião e pedir desculpa ao colega que atacas.

    Porque este blog começa com um apelo à participação na marcha LBGT e prossegue com insultos de sinal contrário como o do teu post. Porque o facto de não frequentares o Conservatório mas a Soares dos Reis não te impede de fazer música. Porque há muito tempo não via utilizar a opção sexual de alguém como critério de aferição do seu trabalho e se não mudas de ideias rapidamente vais ter muitas surpresas na vida. Porque é do mais bronco preconceito atribuir esta ou aquela tendência a alguém por essa pessoa aparecer vestida de uma forma que, pelos vistos, te choca. Porque provavelmente o aluno de que falas é hetero mas não homofóbico e não tem problemas de ser fotografado assim. Porque talvez devesses ter participado mais das aulas de estética para compreenderes quanta ignorância contém em si a expressão “mau gosto” excepto se aplicada ao que escreves. Porque nem sequer o teu cartaz conseguiste convencer um desses alunos mais experientes a fazer.

    Terás de concordar que é muita incoerência junta. E se agora alguém, sem saber nada de ti, e olhando apenas ao que aqui escreves te confundisse com um burguês homofóbico e fascista que a tua linguagem parece indiciar? Corre e inscreve-te nos skinheads. Há lá vagas pra gente como tu.

    ResponderEliminar
  4. Quem é o senhor Francisco Teles e o senhor José ?
    Quero acreditar que não foi esta a educação que os vossos pais vos deram ! Espero que tenham aprendido sózinhos a serem pessoas mal educadas,sem respeito pelo proximo e egocênticas .
    Sou mãe de uma a aluna da Soares e tenho muito orgulho disso porque sei que vocês são uma minoria ! Ainda bem que já sairam da escola ou brevemente sairão .....para que seja possivel a minha filha e todos os outros alunos possam respirar um ar puro !
    Vai ser muito interesante (lamento não ter hipóteses de ver ) ver a vossa postura no possivel emprego para onde irão !
    E para terminar subscrevo o que o vosso colega " queria " disse !
    Graça Teixeira

    ResponderEliminar