sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pensar além aulas # Artigo para o Caniço


Coloco algumas questões a mim próprio e procuro as respostas em conjunto. Pergunto a amigos, membros da Associação, questiono o meu próprio percurso para entender o dos outros. Será que a escola fornece o que o aluno precisa para o seu desenvolvimento pessoal?
É verdade, a escola está ainda numa fase de adaptação ao novo espaço que ocupa, ao aumento do número de alunos e, consequentemente dos professores, da conjuntura nacional, dos pesados horários e de tudo o que isso arrasta consigo. Mas será que não oferece o que realmente interessa? Não oferece ambiente para troca de ideias? Se o gosto pelas artes e pelas filosofias, pressuposto nos alunos do ensino artístico, não está na realidade implementado nos seus espíritos, estará a escola a combater contra isso proporcionando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dessas paixões?
Eu acho que oferece, e acho que não há desculpas para os alunos não procurarem "saber além aulas".
É na procura da resposta ao ''Saber Além Aulas'' que aparece a razão deste contributo no jornal.
Falta querer saber mais, querer conhecer mais. Não nos podemos deixar vencer pelo comodismo das notas que alcançamos nas disciplinas. São apenas a base para nos projectarmos num futuro que nós próprios temos o dever de construir. E essa forma de o construir joga-se agora. Nós, alunos da Soares dos Reis temos de querer mais por natureza. Até porque sem isso não estaremos aptos a, no futuro, criar algo inovador. Pensar que é possível trabalhar no mundo das artes sem o gosto pela procura do conhecimento é pensar erradamente. E se não somos capazes de pensar além aulas nunca vamos ser capazes de ter uma atitude crítica em relação a tudo o que nos rodeia, começando pela arte. Somos privilegiados, ocupamos o lugar de outros tantos que não conseguiram entrar na Soares. E é assim que provamos que merecemos esse lugar de excelência?
Nunca vamos ser criadores com a prática das oficinas nem tão pouco com um conhecimento histórico da arte.
Se é o homem quem faz a sua propria historia, e o artista quem conduz a sociedade, então nós, alunos das artes, temos pela frente um desafio social de grande dimensao.

4 comentários:

  1. Viva!
    Não consigo entrar na página da escola soares dos reis...
    Passei pelas antigas instalações e vi tudo "arruinado"... ou então, tudo a ser recuperado, mas para outros, parece-me.
    Venho, por isso, perguntar-vos se me poderão dizer onde funciona agora a escola (morada), a sua secretaria, etc...
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!
    É verdade, a antiga Soares vai ser agora uma escola de hotelaria e nós vivemos, desde o ano passado, na antiga Oliveira Martins, que fica na rua Major David Magno (paralela à Avenida Fernão Magalhães).

    Sempre às ordens!

    ResponderEliminar
  3. boa noite! mais uma vez me impressiono com esta escola. sempre ouvi falar muitissimo bem e tive curiosidade em saber mais.
    vou entrar no 10º ano e nao sei o que escolher ainda, tenho uma paixao pela pintura, dança e teatro, mas tambem sou boa aluna noutro tipo de materias .. consecutivamente, nao sei o que fazer, se escolher algo que me reserve um excelente futuro (visto que tenho capacidades para ser medica) , ou se hei-de escolher algo que ame e me dê vontade de viver ...
    dependendo das condiçoes desta escola (horarios, etc) vou tomar a minha decisao!

    por favor, se alguem me pudesse ajudar e dissesse os horarios e cursos disponiveis, agradecia :)

    obrigada

    ResponderEliminar
  4. quando saem as notas????

    ResponderEliminar